O Evento
Molla Lisboa (Mostra do Livro Latino-Americano) promove intercâmbio literário entre Brasil e Portugal
Ficaram famosas as escaramuças entre Machado de Assis e Eça de Queiroz, muito antes do e-mail e das redes sociais. Desde então, aconteceram algumas reformas linguísticas e sumimos com a trema, não sem alguma treta, mas ainda falamos e produzimos juntos parte da literatura em língua portuguesa do mundo. A interatividade entre Brasil e Portugal ainda tem muito a se desenvolver e é com esse intuito que o Molla-Lisboa (Mostra do Livro Latino-americano) propões a realização de um evento cultural e educacional dedicado ao livro e à literatura latino-americana.
O Molla Lisboa (Mostra do Livro Latino-americano) promove o encontro para apresentar autores Brasileiros e discutir a literatura Brasileira em Portugal. O encontro acontecerá na Casa do Comum, livraria e Centro Cultural em Lisboa.
A programação acontecerá em dois dias, 28 e 29 de novembro. No primeiro com destaque para a poesia e no dia seguinte para a prosa. Três escritoras, cujas obras estão inéditas em Portugal, foram selecionadas para esse evento: Ana Elisa Ribeiro, Lucíola Macêdo e Maria Esther Maciel. Trechos da obra das autoras para serem lidos e apresentados para o público português. Além delas, duas outras mesas, com escritores e editores já atuantes em Portugal, completam a programação. A primeira, com Amilcar Bettega, Ronaldo Cagiano e Eltânia André, discute a presença de autores brasileiros em Portugal. A outra, com Marcos Pamplona, Paula Cajaty e Andrea Zamorano, terá como tema o mercado editorial em Brasil e Portugal.
LOCAL: Casa do Comum (Rua do Rosa, 285 – Barrio Alto/Príncipe Real - Lisboa)
Entrada Franca sujeita à lotação do local.
Quem Somos
Quixote+Do editores associados
A união da editora Quixote com a editora Do nasceu de uma paixão em comum: a vontade de espalhar pelo mundo histórias e conhecimento através dos livros, ainda que em diferentes formatos, sem abrir mão do objeto-livro. A preocupação em manter o livro vivo e desejado traduz o compromisso da editora com a geração atual e futura: que nunca lhes falte o prazer de ter ao alcance das mãos um bom livro.
Desde 2017, a Quixote+Do dá voz a histórias e ideias de autores e autoras e se destaca como porta de entrada para aqueles que pela primeira vez se encorajam a publicar suas produções. Como bons mineiros, damos acolhida a todo projeto que bate à nossa porta, abraçando com respeito e profissionalismo clientes e colaboradores, sem deixar de lado o compromisso com a qualidade do resultado para autores e leitores.
Instituto Cidades Criativas
O Instituto Cidades Criativas é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é transformar Belo Horizonte e seu entorno em um núcleo criativo por meio de projetos culturais, urbanísticos e educacionais. De caráter multidisciplinar e agremiador, o Instituto Cidades Criativas abre-se à participação de profissionais das mais diversas áreas: matemáticos, arquitetos, demógrafos, engenheiros, economistas, biólogos, artistas, designers, produtores culturais, etc. Trata-se de uma iniciativa singular que afirma a criatividade como a maior fonte de riqueza e dinamismo no mundo atual.
Fundado em 2006, desenvolve projetos culturais em diversas escalas, além de editar livros, tablóide cultural e álbuns musicais.
Ficha Técnica
- Realização
- Quixote+Do editores associados
- Instituto Cidades Criativas
- Direção
- Luciana Tanure, Alencar Perdigão, Cláudia Masini, Bruno Braz Golgher
- Curadoria
- Maria José Amorim, Luciana Tanure e Alencar Perdigão
- Produção Executiva
- Maria José Amorim e Bruno Braz Golgher
- Parceiros
- Espaço do Comum - Lisboa
- Quixote Livraria
- Livraria do Café
- Café com Letras
- Revista Linguará
- Identidade Visual e Design Gráfico
- Paula Pacheco
- Redes Sociais
- Bruna Moreno
- Emanuelle Borges da Cruz
- Desenvolvedor Web
- Túlio Araújo